sábado, 15 de janeiro de 2011

Proposta pedagógica

Proposta pedagógica
Introdução
                A variação lingüística é uma temática instigante e que deve ser contemplada nas aulas de português.  As aulas de português, geralmente enfatizam apenas os conteúdos de gramática, deixando de abordar as variações que existem na língua portuguesa. A língua muda, sofre variação, mas muitos fecham os olhos para esta realidade. Ensinar português não é ensinar apenas gramática, como se a gramática em si explicasse todos os fenômenos da língua. A gramática aborda a língua culta, mas ela é apenas uma variação da língua portuguesa, a variante padrão.  Existe a língua popular, estigmatizada e alvo de preconceitos.
Justificativa
A proposta pedagógica contemplará a temática da variação lingüística. Alguns alunos  da zona rural possuem um falar diferente, particular, mas que é visto como “erro” pela sociedade brasileira e pela escola. A proposta, então, tem o objetivo de discutir a variação lingüística, e fazer com que o aluno perceba que existem diferenças entre a norma culta e a norma popular.
Objetivos           
·         Perceber as diferenças entre a norma culta e a norma popular;
·         Contribuir para que o aluno desenvolva uma visão não preconceituosa em relação às variedades linguísticas divergentes do padrão culto.

Atividades
Os alunos vão realizar pesquisas sobre a variação lingüística e seus tipos (variação histórica, geográfica, sociocultural) em revistas especializadas, livros, internet, etc. Após a pesquisa bibliográfica, os alunos apresentarão as informações colhidas e realizaremos um debate em sala organizando um painel com as mesmas.         O segundo momento será o da pesquisa de campo. Os alunos realizarão entrevistas com algumas pessoas para observar as suas falas. A variação a ser pesquisada será a diatópica, que leva em consideração os fatores extralingüísticos na situação de fala (escolaridade, sexo, faixa etária...).  Serão colhidos dados de pessoas de sexo, idade e nível de escolaridade diferente. Um relatório deverá ser escrito para relatar as informações. Após a coleta dos dados serão feitas as análises e comparações com a construção de um gráfico. As informações pesquisadas e os dados colhidos, e suas análises serão lançadas no blog HTTP:/variações linguísticas.blogstop.com Este será um espaço para divulgação de informações sobre a temática, além de imagens, fotos, vídeos, letras de músicas, poemas, etc.
Recursos
Livros, revistas, textos da internet
Avaliação
Será contínua, e levará em consideração os aspectos qualitativos. O acompanhamento do professor aos momentos da atividade será importante para uma aprendizagem significativa.
Referências
AMARAL, Emília. Novas palavras. São Paulo: FTD, 2003
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico.  São Paulo: Loyola, 2001,
ILARI, Rodolfo & BASSO, Renato. O português da gente: a língua que  estudamos, a língua que falamos

Um comentário: