terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Um pouco sobre o que os linguistas Ilari e Basso pensam sobre a variação linguista

             " Já se disse várias vezes que o português do Brasil é uma língua uniforme. Sua uniformidade foi afirmada e elogiada por pessoas de diferentes formações- escritores, historiadores e linguistas. Mas a uniformidade do português brasileiro é em grande parte mito, para o qual  contribuíram 1)uma certa forma de nacionalismo; 2 uma visão limitada do fenômeno linguístico, que só consegue levar em conta a língua culta; e 3) uma certa insensibilidade para a variação, contrapartida do fato de que os falantes se adaptam naturalmente a diferentes contextos de fala.
               "(...) a variação linguística é um fenômeno natural, que, por manifestar-se de várias formas, leva os estudiosos a falar em variação diacrônica, variação diatópica, variação diastrática e variação diamésica." (ILARI, Rodolfo e BASSO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos.São Paulo: Contexto, 2007,pp. 151-152

2 comentários:

  1. Lécia,

    A língua única é um mito. Lamentável é um fenômeno natural das línguas ser tomado como preconceito e discriminação por determinados grupos sociais que se acham detentores da norma padrão!

    ResponderExcluir