A variação linguística é um tema pouco trabalhado nas aulas de Português, mas muito importante que seja discutido com os alunos. Para muitos pessoas, saber português é dominar a gramática. Mas sabemos que aprender a língua portuguesa, ou qualquer língua, é muito mais do que aprender regras gramaticais.
As pessoas que falam um idioma conhecem as regras gerais de seu funcionamento. Mas os falantes utilizam a língua não de maneira uniforme, mas apresentando inúmeras variações.Um falante do português não diz, por exemplo "O porta é azul", mesmo que não tenha frequentado uma escola. Isso acontece porque o falante da língua possui uma gramática interna, que o impede de construir estruturas consideradas agramaticais.
Existem fatores que interferem na maneira individual que o falante tem de se expressar. Esses fatores são relacionadaos à idade, ao grupo social, ao sexo, ao grau de escolaridade, etc.
Há alguns tipos de variação: variação sociocultural, variação geográfica e variação histórica. A variação sociocultural se relaciona ao grupo social ao qual o falante pertence. Já a variação geográfiaca se refere à região em que o falante vive durante um certo tempo. E a variação históricaa se refere à época em que o falante vive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário